• Carlos Guglielmeli / Imagem: Reprodução

Porque Caiado antecipa o Salário de Janeiro mas não paga o de dezembro?


Sem nenhuma explicação plausível, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse em uma entrevista concedida ao canal TBC (TV Brasil Central) que vai antecipar os pagamentos dos servidores, referente ao mês de janeiro, para os dias ente 25 a 28 do mesmo mês.

O curioso é que para o mês trabalhado em Dezembro, o governador disse não ter a menor previsão de quando os servidores vão receber seu dinheiro.

Mas porque antecipar janeiro e não quitar dezembro?

Não há nenhuma explicação lógica para um ato como esse que beira a crueldade, a não ser mesquinhes, falta de republicanismo, de confiança em sua própria gestão, em seus próprios auxiliares.

Mesquinhez porque Caiado se apequena a cada fala sua tentando explicar o fato dele não conseguir manter a folha em dia como fizeram seus antecessores, que também conviveram com o tal rombo, que certamente não foi criado de novembro para cá.

Na passagem de governo em 1999 a relação divida/receita era pior que hoje, um déficit de 360% do orçamento anual e naquela época não houve tamanha celeuma, tão pouco atraso nos pagamentos dos servidores

Falta de republicanismo porque o atual governador parece pensar que os servidores eram de José Eliton até 31 de dezembro de 2018 e passaram a ser dele apenas a partir do dia 01 de janeiro de 2019. Quando na realidade o funcionalismo público é do estado desde suas nomeações até o fim de suas carreiras.

Caiado falou muito em abstratices do tipo “pode confiar”, “eu vou”, “eu tenho convicção”, sem basear nenhuma dessas afirmações confiantes em algum dado preciso ou técnico. Deixou claro que sua equipe não o está abastecendo de informações exatas.

Mesmo sem ter a precisão em uma séria de dados, o governador goiano revelou que pretende aderir ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal do Governo Federal) por 18 meses.

O RRF é tão bom, tão bom, que de tantos estados brasileiros em dificuldades, apenas o Rio de Janeiro aceitou aderi-lo, e os resultados estão ai nos noticiários para todo mundo ver. Nem o 13º salário de 2017 pagaram ainda.

Resumindo tudo, esses poucos 08 dias de mandato do governador Caiado dão uma amostra da pindaíba que provavelmente serão os próximos 4 anos.

Se Caiado estivesse preparado, se ele fosse capaz, teria chegado chegando, mas é o mais chorão de todos os governadores brasileiros que se tem notícia.

Plagiando o emedebista Daniel Vilela, "não creio que tenha sido isso que os goianos escolheram para os próximos 4 anos".


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon