• Carlos Guglielmeli

Haddad propõe liberar as drogas como medida de combate à violência


Num dos trechos em que fala sobre segurança pública, mais especificamente na página 32, item 3.4.2, o plano de governo do candidato a presidente da república, Fernando Haddad (PT), propõe a “descriminalização das drogas e a regulamentação do seu comércio”.

No documento Haddad menciona “experiências exitosas” de outros países que seguiram esse caminho como argumentação de defesa para implantação da medida no Brasil.

Na melhor das hipóteses a proposta é puro populismo, um aceno mais forte para a desestruturação da sociedade brasileira e ou absoluta incompetência para avaliar as diferenças das especificidades do crime no Brasil e nesses países que o petista usa como exemplo.

Quando regulamentou as drogas, a Holanda tinha cerca de 5% da quantidade de homicídios que hoje temos no Brasil. Nos estados americanos onde há a permissão do consumo da maconha essa taxa era de cerca de 3,8%.

Os roubos e furtos na Holanda, no primeiro momento em que as drogas foram regulamentadas, quase duplicaram e a violência doméstica mais que triplicou.

No Uruguai, onde os aspectos de violência são um pouco parecidos com os do Brasil, o índice de homicídio, por exemplo, cresceu após a liberação da maconha.

O pesquisador Marcos Baldean que está acompanhando o assunto no país vizinho, disse em entrevista no seminário uruguaio Búsqueda, que “desde 2012 vem havendo um aumento nos números de homicídios no país”. Ou seja, não só não diminuíram as taxas de violência, como as aumentaram.

Para quem não liga de perder filhos ou entes queridos para as drogas, Haddad do PT é um prato cheio.

Clique aqui e veja o plano de governo de Haddad completo


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon