• Carlos Guglielmeli

Opinião - O mau uso das honrarias municipais se transforma em desrespeito aos cidadãos que verdadeir


Na câmara municipal de Valparaíso temos acompanhado a multiplicação de “Moções de Aplausos”, algumas merecidas, mas várias sem respeitar o verdadeiro objetivo para que se destinam, “o justo reconhecimento de cidadãos ou personalidades que contribuem para o benefício da cidade ou comunidades nela inseridas”.

Nesta sexta-feira, 20/04, os vereadores concederam 8 dessas honrarias, umas muito justas como as destinadas à ACS (Agentes Comunitários de Saúde), mas outras completamente fora do contexto para que se destinam.

Um exemplo foi a moção proposta pelo vereador Elvis Santos que condecorou, segundo ele, um líder comunitário do Bairro Explanada I, presidente de uma associação de moradores. Um mesmo que lhe apoiou durante a eleição e que, passado esse pleito de 2016, teria desaparecido das questões do bairro, segundo os próprios moradores que dizem ter tentado realizar reuniões e não tiveram respaldo, nem mesmo com a simples presença da tal associação.

A falta de critérios usados para a homenagem ficou ainda mais evidente quando os dois vereadores que mencionaram o agraciado erraram o nome do bairro que ele supostamente ajuda a desenvolver.

Em que isso contribui ou prejudica Valparaíso?

A cidade é jovem, por isso uma de suas maiores dificuldades é a pouca identificação da população com ela própria e esses erros colocam as verdadeiras personalidades municipais no meio de um monte de nada, ou seja, para chegar numa página importante da história valparaisense o cidadão vai ter que ler uma dezena de outras fúteis e desestimulantes.

Nada contra quem recebe a condecoração equivocadamente, pois a responsabilidade é de quem as concede, por isso está claro que alguma regra precisa ser estabelecida para evitar o mau uso ou o uso político desses instrumentos públicos.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon