• Carlos Guglielmeli

Se a turma de Lula está preocupada com uma possível crise criada por sua prisão, então que convençam


Notícias da peregrinação de “amigos” e da defesa de Lula pelo STF (Supremo Tribunal de Justiça) em busca de um “acordo de bastidores” para livrar o ex-presidente da prisão após a possível negativa do seu recurso no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) é pauta na maioria dos grandes jornais.

A troca no comando da defesa de Lula, passando do advogado estilo agressivo, Cristiano Zanin, para o pacificador ex-ministro do STF (1989 à 2007), Sepúlveda Pertence, se deu justamente para mudar essa linha de embate que não deu certo, para uma linha mais amena que inclusive conseguisse negociar esse “acordo de bastidores”, caso necessário.

Tudo indica que será necessário, mas...

Se o STF mudar seu entendimento de que condenados em segunda instância por decisões colegiadas já devem iniciar o cumprimento de suas penas mesmo que hajam possibilidades de recursos em outras esferas do judiciário, neste momento seria a maior covardia já registrada pela justiça e um dos maiores fatos negativos da história brasileira.

Querem livrar Lula da cadeia? Convençam-no a fazer um acordo de delação premiada, não é mudando as regras jurídicas que os ânimos serão apaziguados, isso acalmaria os de vermelho, mas colocaria os de verde e amarelo nas ruas, fora o estrago que isso iria causar na credibilidade do STF.

Apontado como chefe de do esquema de corrupção apurado pela Lava-Jato, Lula deve ter muito mais a oferecer à justiça como colaborador do que ofereceu, por exemplo, o empresário Joesley Batista, que tinha o perdão total de suas penas. Então é fácil imaginar que, delatando, ele jamais seria preso.

Mudar as regras do jogo para proteger Lula só vai mudar a cor dos manifestantes e empobrecer a Suprema Corte Brasileira.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon