• Carlos Guglielmeli

E o pau quebrou - PAC do Setor de Chácaras Anhanguera foi tema bate-boca entre vereadores


O PAC Anhanguera é um convênio feito no final do mandato da então prefeita Leda Borges, no qual o Setor de Chácaras Anhanguera A, B e C receberia R$ 116 Milhões de investimento federal na tão sonhada capitação de águas pluviais, no esgoto e no asfalto que fazem falta para aquela comunidade, principalmente no tempo de chuva.

Parte da campanha vitoriosa da ex-prefeita Lucimar (PT) em 2012 naquela região girou em torno de seu, suposto, bom relacionamento com a então presidente Dilma que ajudaria na liberação do recurso.

Relembrar as circunstâncias desse assunto ajuda a entender o bate-boca entre os vereadores Elvis Santos e Zeca, ambos do mesmo partido, Solidariedade, porém um de oposição e outro Líder do atual governo, respectivamente.

Na sessão desta quarta-feira, 08/11, o oposicionista, vereador Elvis Santos, apresentou um requerimento pedindo explicações sobre a aplicação do convênio, segundo o Líder do Governo na Câmara, "como se ele não soubesse que o dinheiro não veio". O tom entre os correligionários se elevou a ponto de impedirem que o vereador Prof. Silvano apresentasse suas matérias do dia.

O incomodo entre os vereadores da base aliada do prefeito Pábio Mossoró se deu porque ambos já anunciaram inúmeras invertidas que estão fazendo junto ao Ministério das Cidades para não deixar que o convênio se perca, ao tempo que a resposta de momento é que não há recursos para tamanho repasse agora.

Segundo o Líder Zeca, Elvis Santos estava fazendo demagogia com as urgências daquele bairro, jogando para a plateia, usando as emoções dos moradores daquele bairro.

Com a tecnicidade que lhe é característica, o Vereador Ferreira (PP) ponderou que os parlamentares da base e o prefeito estão entrando em entendimento com o governo federal, na tentativa de que esse valor chegue até os moradores do Anhanguera, mesmo que de maneira fracionada ou como for viável, e que mesmo com recursos municipais escassos o Anhanguera está sendo assistido na medida do possível.

Durante 4 anos passados o vereador Elvis Santos fez parte da base aliada da ex-prefeita Lucimar e mesmo quando não havia crise econômica e o governo do qual participava era "íntimo" da presidente da república, o dinheiro não chegou, mesmo assim o vereador não se incomodou ao ponto de apresentar um requerimento semelhante ao que faz agora em meio à retração financeira da união e apenas 10 meses de novo governo, pondo em risco as tratativas recém construídas.

Ao final, a vereadora Prof. Elenir “fechou a conta” ponderando que “mesmo que o debate na sessão tenha sido tenso, foi bom ter trazido o assunto à tona, pois o Anhanguera carece de solução, tudo o que é possível no momento está sendo feito, mas o empenho para que o PAC se concretize tem que ser mantido”. Politicagens à parte, o vereador Elvis Santos perdeu a oportunidade de manter escondido a falta de pauta da sua oposição e o tempo que ajudou a fazer os moradores do Anhanguera perder.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon