• Carlos Guglielmeli

Supremo Tribunal Federal decide que não é supremo para ser só politicamente medíocre


A decisão tomada pelo STF nesta quarta-feira, 11/10, num placar de 6 X 5, desempatado pela presidente da corte suprema, Carmem Lúcia, eleva os congressistas ao Status de “Supremos acima do Supremo”, ao menos no que diz respeito a eles mesmos.

Isso porque, para que uma decisão cautelar do “supreminho” contra um congressista seja aplicada de fato, os colegas desse parlamentar, os “supremões”, terão que dar o aval para a decisão judicial.

É evidente que o STF teria de seguir esse caminho, primeiro porque não é 100% incorreto, segundo porque se fizesse diferente seria desmoralizado com a desobediência do Senado, quando esse analisar o caso Aécio Neves no próximo dia 17 de outubro.

Pior de tudo é que a esperança popular depositada no STF como o último poder capaz de frear os desmandos dos políticos, evaporou com esse rebaixamento.

O impacto na opinião pública só não foi maior porque a imagem ilibada da suprema corte já estava sendo desconstruída. A exemplo do que se pode testemunhar na atuação do ministro Gilmar Mendes ao julgar a chapa Dilma Temer no STE.

Agora, a ambiguidade na decisão da Presidente Carmem Lúcia, contribuiu em muito para derrubar parte da áurea que envolvia o tribunal que dirige. Sua tentativa de encaixar duas decisões opostas, a dos tempos de Cunha e a atual, relevante ao senador Aécio Neve, em um mesmo contexto foi sofrível de ver.

Para a sociedade, mesmo que se usar 50% dos neurônios, fica claro ter caido a última barreira que constrangia a desfaçatez dos senadores e deputados corruptos. A política paternalista com corruptos venceu a Justiça cada dia mais política.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon