• Carlos Guglielmeli

O poder da comunicação social e seus personagens em Valparaíso


A comunicação social têm um grande poder nos dias de hoje. Consegue influenciar tudo e todos, mais que os veículos de comunicação tradicionais como TV, Rádio e Jornal Impresso, por isso ao lado de Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Podes Judiciário é chamado de 4º poder por sociólogos e estudiosos do comportamento humano.

A força desse 4º poder pôde ser comprovado na eleição recente em Valparaíso que elegeu o Prefeito Pábio Mossoró. Em quase nenhum momento de sua campanha ele foi incomodado pelas investidas adversárias, teve antídoto para tudo ao mesmo tempo que impôs neles a necessidade constante de responder o que impunham os comunicadores aliados.

O sucesso ou a eficiência na comunicação social não se limita a produção estética perfeita e ou requintada. O ”X” da questão é a socialização, pois o 4º poder é a "comunicação social", não a comunicação pura.

O Notícias do Valparaíso é o maior exemplo regional disso. Trata-se de um grupo do Facebook que se tornou o maior distribuidor de notícias da cidade sem ter que produzir muito, pois trabalha forte na interatividade com seus mais de 38MIL membros que se tornam todos autores de conteúdos. Em uma única publicação, linkada aqui, o mesmo alcançou mais de 35MIL curtidas e 217MIL compartilhamentos. Números estratosféricos para uma cidade de pouco menos de 200MIL habitantes.

Em outro segmento o Alô Valparaíso é um Site mais para comunicador do que comunicador social. Influencia mais pelo conteúdo do que pela interatividade direta com o público.

No meio termo entre os dois primeiros, o Blog do Carlos parte para a interatividade por meio do debate criado em notícias comentadas. Nos comunicamos mais com o público de massa adeptos à leitura.

Em redes sociais a cidade tem também o, quase tão gigante quanto o Notícias do Valparaíso, Valparaíso da Depressão que se comunica por meio de um Fampage, o que regionalmente nota-se não ser tão atraente quanto os grupos.

Canais corporativos como de repartições públicas podem ter grande alcance numérico, mas sem a mesma influência dos canais citados acima, pois são considerados institucionais, portanto não sociais.

O importante desse assunto é entender as diferenças entre as opções que normalmente tratam dos mesmos assuntos, porém com roupagens e alcances diferentes.Tudo depende do gosto do espectador, que hoje elege o Noticias do Valparaíso como o maior da cidade, baseado nos números que alcança.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon