• Carlos Guglielmeli

A comunicação entre sociedade e governo pode ser uma ferramenta poderosa para evitar e solucionar pr


Um morador do Parque Esplanada I que estiver insatisfeito com o buraco no asfalto de sua rua precisa ser informado de que as maquinas municipais estão asfaltando outro bairro que sofre com a falta completa de pavimentação além de receber uma agenda. Isso tudo de forma preventiva, antes que a insatisfação se transforme em animosidade.

A sociedade como um todo deve ser informada de maneira eficiente e simplificada das ações de seu governo. O resultado desse diálogo, além de dar a verdadeira transparência na gestão pública, deve influenciar positivamente na aprovação popular do governo, além passar um feedback “on line” para as áreas de atuação.

A 27 anos que a ferramenta comunicação é de fato uma estratégia de administrações bem sucedidas. Em 1989 o governo Sueco criou a figura do OMBUDSMAN, que significa “representante do homem” responsável por receber reclamações, sugestões e críticas para depois distribuir essas ocorrências aos departamentos responsáveis pelo aproveitamento e ou solução delas.

Essa estratégia de aproveitamento das informações por ambas as partes e reversão das adversidades com o uso delas já é realidade na maioria dos grupos focados em bons resultados. E como o bom resultado é o objetivo da gestão, comunicar-se bem é premissa para o sucesso do governo de Pábio Mossoró.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon