• Carlos Guglielmeli

Nem do governo nem da oposição, a maior bancada do Congresso Nacional é da Odebrecht


A delação premiada dos diretores da Odebrecht é tão ou mais impactante que a pior das previsões. Ela comprova um nível de corrosão quase total da classe política.

Se for feita a contagem de mencionados e denunciados, a maior bancada no Congresso Nacional é de políticos envolvidos com as "falcatruas" das empreiteiras.

Fugindo de debate normal que gira em torno da identificação, culpabilidade e execução dos, quase todos, envolvidos nos esquemas de corrupção é preciso avaliar o impacto humano que “esse Tsunami” está causando e ainda pode causar na sociedade.

A abrangência da corrupção é tão grande que se tornou quase impossível não generalizar e isso deturpa, causa danos à democracia, pois as pessoas de bem, incrédulas, se afastam do assunto político deixando o campo aberto para os não honestos.

O desânimo causado por essa generalização é tamanha que as esperanças já estão sendo depositadas nos menos ruins ou nos criminosos perfeitos, aqueles que sabidamente cometeram crimes, mas foram competentes o suficiente para não serem pegos. Se houvesse uma nova eleição hoje o Lula venceria no primeiro turno e disputaria o segundo com a Marina Silva que pertence ao seu mesmo modelo ideológico.

Desistir? Não, os efeitos devem ser invertidos. Como? Não se sabe, dada a complexidade do momento.

Uma saída pode ser encarar o momento como uma oportunidade de renovação. A resposta de em quem o cidadão votaria caso a eleição fosse hoje deve estar aberta para o novo e para a escolha do simples, não tão famoso, mas livre da endemia que se tornou a corrupção.

A escolha do menos ruim ou o criminoso perfeito que apena ainda não foi pego não é a solução, pelo contrário, é a causa do problema e o combustível para o agravamento.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon