• Carlos Guglielmeli

Temer e Dilma, quais as diferenças e semelhanças entre os dois modelos?


O agravamento da crise política e os seus consequentes desdobramentos no desempenho econômico nacional estão detonando o pouco de esperança popular que se tinha no Presidente Temer.

Se multiplicam nas redes sociais posts que avaliam as medidas do atual governo de maneira isolada, como se elas não fossem consequências da herança que recebeu dos governos Lula e Dilma.

As semelhanças entre Dilma e Temer estão no campo da corrupção, as delações da Odebrecht estão mostrando isso e indicam que o PMDB, partido do presidente, era protagonista nas operações criminosas.

Como isso seria diferente se tanto o presidente quanto o seu partido fizeram parte da chapa petista e estiveram aliados a todos os seus governos?

O Brasil passa por sua pior crise, provocada por uma sucessão de erros na condução das políticas econômicas cometidos pelos últimos governos e em economia não há varinha de condão que mude essa realidade tão ruim de um dia para o outro, tão pouco há como solucionar problemas graves apenas com medidas agradáveis a todos.

As principais diferenças entre Temer e Dilma estão muito ligadas às suas ambições . Essa avaliação é complexa, por isso não é muito comum. Isso explica a despencada dos índices de confiança no atual presidente.

Dilma tinha a ambição de manter o poder nas mãos de seu grupo político liderado por Lula, portanto fugiu das medidas impopulares e necessárias para a superação da crise como a contenção dos gastos públicos e a reforma na previdência social. Essa omissão gravou a crise.

Temer nasceu um presidente já morto como tal, pois discerne que fez parte dos erros que levaram o Brasil para o atual estado de crise, portanto não tem compromisso com a popularidade. ficando livre para adotar as medidas desagradáveis e necessárias.

Apesar de Temer ser parte e continuidade de Dilma, há muitas diferenças necessárias entre eles e é importante perceber que as medidas adotadas atualmente são consequências dos erros anteriores.

Dizem que remédios amargos são os mais eficientes.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon