• Carlos Guglielmeli

Leda Borges comanda a Secretaria Cidadã e leva o Goiás ao topo do investimento social no Brasil


Em uma entrevista concedida ao A Redação, Leda Borges faz um balanço dos avanços sociais alcançados pela Secretaria Cidadão que comanda para todo o estado de Goiás.

A deputada licenciada e secretária de estado enxugou a secretaria ao ponto de economizar mais de R$ 26 Milhões em despesas com pessoal e material e o valor economizado foi convertido em aumento de serviços e programas sociais.

O programa Jovem Cidadão foi ampliado de 2,6 mil para 3,6 mil vagas e as mil novas vagas foram destinadas ao entorno do DF.

O Renda Cidadã que atendia 40 mil passou para 70 mil famílias. Isso foi possível com o aumento do investimento determinado pelo Governador Marconi Perillo e pela correção de erros do passado a partir de uma auditoria e a implantação de um software de gestão que cruza dados com os programas federais, dá eficiência e transparência nos parâmetros de cadastramento.

Já o Ação Cidadã, definido como carro chefe de sua pasta, fez quase 260 mil atendimentos em 43 edições e Leda Borges já cravou um aumento de quase 50% desses atendimentos para 2017, pois estão definidas 60 edições da ação no próximo ano.

Quanto a rede SINE, sob a gestão Marconi Perillo e Leda Borges o Goiás foi líder na geração de empregos em todo o Brasil com mais que o dobro de oportunidades oferecidas em relação ao segundo colocado Mato Grosso do Sul, foram mais de 14 mil trabalhadores goianos empregados contra 6,7 mil dos sul mato-grossenses.

Na área de direitos humanos a secretária de estado destacou a emissão de mais de 14 mil passaportes do idoso, a inauguração da primeira de outras Central de Libras, a delegacia do idoso, a instituição da Carteira Social que assegura aos transexuais o direito de serem chamados pelo nome que convier por escolha única entre outros.

A Patrulha Maria da Penha foi responsável pela queda de 23,27% das ocorrências contra as mulheres em Goiânia e as equipes devem ser ampliadas e espalhadas pelo estado.

Em um ano de crise aguda onde estados ricos não conseguem fazer nem o trivial ou o básico, o Goiás está ampliando a sua oferta de serviços públicos, graças a gestão preventiva do Governador Marconi Perillo que se antecipou com as reformas necessárias.

Nessa onda de acerto gerencial do governador, Leda Borges soube somar sua capacidade de gestão e transformou a secretaria que comanda em um dos principais destaques do estado.

O Goiás parece estar dando uma lição ao Brasil de como devem ser as gestões públicas.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon