• Carlos Guglielmeli

Qual a receita para um casamento ou um relacionamento bem sucedido?


Não sei se essa receita existe, porém acredito em alguns ingredientes importantes, que podem tornar a convivência conjugal um passeio mais feliz pela estrada da vida.

1) Confiança

Depositar sua confiança no outro por si só já é um ato de amor, porém a busca pela confiança do outro também é um ato de amor, carinho e zelo.

Um relacionamento em si é um ato de confiança onde um entrega para o outro todo o seu futuro e seus sonhos. Confiar da solidez ao relacionamento, se esforçar para merecer a confiança do outro é um dos pilares da construção diária do bem-estar conjugal.

2) Comunicação

A qualidade na comunicação entre um casal é diretamente relacionada ao conhecimento que um tem do outro.

Se comunicar bem com o cônjuge vem em grande parte da boa vontade de ambos em observar os sinais, ouvir as palavras e querer entender todas as informações um do outro. Um momento de mal humor ou de introspecção do outro não pode ser o ponto de partida para um debate hostil dos porquês, mas sim um sinal que algo deve ser entendido e transformado em carinho na forma de compreensão.

=> Comunicação eficiente não é o que você diz, é o que o outro entende.

Pode não parecer, mas acho esse um dos ingredientes mais complexos de um relacionamento, ele é capaz de evitar a maioria dos erros e pode ser a base de sustentação da grande parte dos acertos.

3) Criatividade

Em um mundo tão exigente e competitivo as tarefas cotidianas tomam o tempo do casal transformando-o em apenas uma programação robótica. Essa rotina é um grande câncer para os relacionamentos.

É urgente buscar alternativas que derrubem a monotonia, cozinhar batendo um bom papo regado um vinho ou um suco, fazer compras juntos tirando sarro de quem se esquece dos itens da lista, fazer uma caminhada no final do dia, estabelecer uma agenda mínima para diversão e tantas outras coisas podem ser a solução.

4) Bom humor

Mesmo que seja primordial levar uma vida ordenada e séria, focada na busca de estrutura familiar, é importante ser flexível diante das circunstâncias desfavoráveis que fazem parte da vida cotidiana.

Tanto a seriedade na busca dos objetivos, quanto o desconforto de momentos ruins não podem preencher o tempo com ranço e ou tristeza. Muitas “marras” e discussões nascem do mal-entendido. Se trocarem as faíscas incendiárias por sorrisos francos, muitos problemas serão evitados.

O bom humor no relacionamento pode ser um sinal de maturidade da própria relação e da fé de ambos.

5) Respeito

O último e provavelmente um dos mais importantes ingredientes para um relacionamento bem-sucedido é o respeito, que não deve ser limitado apenas à fidelidade entre os parceiros.

O respeito é um quesito muito mais abrangente do que apenas a exclusividade sexual, palavras mal ditas, tons de voz, tratamentos hostis e falta de consideração às individualidades do outro são desrespeitos que causam feridas que por sua vez se acumulam e se agravam com o tempo tornando-se chagas difíceis de curar.

O respeito fortalece o amor enquanto a sua falta o machuca profundamente. É vital que as partes estejam sempre atentas a esse ingrediente, ao mesmo tempo que mantêm um diálogo franco para que ambos saibam o que desrespeita o outro.

Não sou expert nem dono de qualquer verdade, porém essas são as minhas impressões e ideias que têm tornado a minha própria vida boa de ser vivida.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon