• Carlos Guglielmeli

Luta por cargos no novo governo não pode prejudicar a governabilidade de Valparaíso


Passada a disputa eleitoral começa o embate interno do grupo vencedor, no caso de Valparaíso o grupo político do prefeito eleito Pábio Mossoró, pelos cargos de confiança e por espaço na administração municipal.

Nessa hora, muitos se revelam e as estratégias são as mais diversas. Há quem corra o dia inteiro atrás do prefeito eleito para não se deixar esquecido, há quem tente desqualificar aquele que entende como concorrente, há aquele que busca sua alto-promoção pública e etc.

A maturidade de todos os envolvidos nesse momento do processo é muito importante para o sucesso da administração e para si próprio, pois nenhuma liderança vai aceitar a imposição alheia sob o risco de perder essa própria liderança. Ninguém pode errar na dose de sua alto-promoção, sob o risco de pular etapas falando o que deve dito pelo prefeito, tão pouco o processo pode se dar por meio de ações destrutivas entre aliados.

O grupo político de apoio ao prefeito eleito precisa entender que adversários menos hostis terão que fazer parte do governo como aliados para garantir o andamento das ações públicas. E isso não é crime como os derrotados mais rancorosos tentam insinuar que seja, isso é a formação de um governo de coalizão aceita por quem tem compromisso com o povo.

Não tem para onde correr, a régua que vai medir o espaço de cada aliado no governo é a do prefeito. Capacidade para o exercício da função, lealdade, tempo de dedicação, tamanho da contribuição, quantidade de empenho e tantos outros critérios já foram computados, não vão mudar na cabeça do prefeito agora. Portanto não acredito ser necessário que ninguém queime a largada.

Não será por meio de uma “saia justa” que alguém vá ser mais lembrado, pelo contrário.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon