• Carlos Guglielmeli

O que é ser pai?


Normalmente abordo assuntos sobre política, porém hoje quero mudar um pouco o assunto.

A dias sinto vontade de definir a minha tarefa prazerosa de ser pai.

A melhor definição de como é ser pai que já vi é um trecho da definição de filho escrita por José de Sousa Saramago (1922 – 2010) que segue abaixo:

“Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo o tipo de dor, principalmente o da incerteza de agir corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.”

Há pais que se sentem com dever cumprido quando pagam as contas e ou a pensão de um filho e talvez não enxerguem um momento de declaração de amor e de extremo carinho quando tem de ir ao banheiro limpar o bumbum do filho que ainda não sabe fazê-lo.

Acordar cedo para fazer o café da manhã e o lanche da escola, vir do trabalho a 36Km de distância de casa na hora do almoço apenas para estudar uma horinha na semana de prova e voltar, levar para cama no colo, chegar em casa cansado depois do trabalho e se deparar com a sala cheia de brinquedos espalhados a sua espera para que os guarde, comer arroz e feijão puro para deixar o bife para o filho repetir... São, todas, ações que dão prazer em um pai.

Penso que para um verdadeiro pai as tantas tarefas e os compromissos relativos aos filhos sejam momentos de declarar seu amor. Não cansa, não dá despesa, dá prazer, recarrega as pilhas.

Ver a alegria, a admiração, o bem estar e o encaminhamento para o futuro de um filho é uma satisfação sem descrição para um pai.

Espero que eu tenha dito algo, já que esse assunto não me deixa ser racional.

Ser pai é ser pai o tempo todo, é tentar ser pai o tempo todo é busca a perfeição o tempo todo sentindo medo o tempo todo de não estar fazendo tudo certo, de não conseguir dar tudo... Deus abençoe essa paranoia de ser pai !!!


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon