• Carlos Guglielmeli

Mesmo com a descrença nos políticos, cresce o envolvimento dos valparaisenses com os candidatos verd


Por consequência das novas regras eleitorais, a maneira de se fazer a campanha política ficou completamente diferente. De certa forma deu mais chances aos “marinheiros de primeira viagem”.

Obvio que ainda existem os candidatos endinheirados que conseguem juntar 94 (noventa e quatro) cabos eleitorais balançando bandeiras em um só lugar, enquanto outras equipes trabalham noutras partes da cidade.

Pense bem, o que buscam esses candidatos com tantos cabos eleitorais e tantas bandeiras que gastam na campanha mais do que vão ganhar como vereadores? Adivinha!

Na contramão desses gastadores de dinheiro com origem inexplicável, estamos os “marinheiros de primeira viagem” que contamos apenas com nossa disposição de fazer diferente, com amigos e familiares voluntários que vão às ruas pedir por nós com paixão e uma dedicação que nem 100 cabos eleitorais pagos conseguiriam ter.

Não sei se santinhos jogados nas caixas de correios surtem efeito mais, por outro lado, estou percebendo nas ruas que um bom papo cara a cara vem surtindo grande efeito. Também não adianta gastar saliva com bobagens, as pessoas dão atenção à diálogos recheados com conteúdos pertinentes. O candidato precisa estar preparado.

Esse contato direto, mais pessoal e caloroso, está revertendo aos poucos a aversão popular ao assunto política. Os eleitores estão se identificando com aqueles candidatos e com os seus apoiadores que entraram nessa disputa justamente pelas mesmas revoltas que eles sentem e tiveram uma reação diferente.

Não dá para prever se os endinheirados ainda vão conseguir enganar o povo, e se esse povo ainda cai nos “cantos da sereia”, o fato é que tudo está diferente e o resultado pode ser uma limpeza no quadro político da cidade.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon