• Por: Carlos Guglielmeli

A era dos Blogs e dos SITES em Valparaíso


Uma enxurrada de SITES e Blogs invadiram nossa cidade, a grande maioria buscando IBOPE para se tornarem importantes para políticos e assim ter maior peso de barganha.

Existem diferenças conceituais entre SITE e Blogs de primeira ou terceira pessoa. O que significa isso? O autor escolhe posicionar o SITE ou Blog como um veículo de divulgação de Opiniões Próprias sobre o que fala ou um divulgador de noticias imparciais.

O maior erro dos blogueiros é dizer ser jornalista e imprimir somente sua ótica pessoal dos assuntos.

Em Valparaíso temos alguns SITES e Blogs que ilustram bem esses erros e acertos.

O Alô Valparaíso se propõe a ser um veículo de notícias, tem uma redação prolixa, porém muito bem elaborada. É fiel ao que se propõe imprimindo isenção nas redações e nas escolhas dos temas. O redator é o Marcelo Carlos que faz parte de um grupo político e mesmo assim dá boas notícias de personalidades do grupo adversário ao seu. Isso demonstra isenção. Hoje é o maior portal de nossa cidade

O VALTV já foi disparado o maior portal de Valparaíso, especializado em fotos de corpos perfurados a bala ou faca, de cabeças decapitadas e violência em geral tem isso como seu ponto alto hoje. Quando o assunto não são os citados anteriormente, são textos sofríveis assinados pelo Prof. Adélcio, enigmas chatos , inconclusos e repletos de palavras desnecessárias são a marca deste autor. De maior portal hoje é, na minha opinião, o pior da cidade.

O Guardião é um portal em que o autor Fred Gurgel comete o erro clássico que é o grande acerto do Alô Valparaíso, ele se posiciona como veículo de notícias, mas só oferece suas opiniões pessoais sem nenhum compromisso com os fatos. Tem uma redação sofrível, não tanto quanto o VAL TV e é inteiramente dedicado ao atual governo, tira fotos de ângulos tendenciosos e tudo mais.

Papo do Marcelo é um Blog do Marcelo Carlos, mesmo autor do Alô Valparaíso que para mim é o mais bonito layout, muito caprichado, textos semelhantes a seu outro Site, mas como Blog de proporciona a possibilidade, que o autor entendeu bem, de imprimir suas opiniões pessoais sobre os fatos. É muito adequado.

Esse que vôs fala é apenas um Blog amador de quem tem a necessidade de se comunicar sem querer ser jornalista, apenas com o intuito de discutir assuntos e por uma ótica particular.


Carlos Guglielmeli

O nosso objetivo é comentar as notícias com uma pitada de avaliação pessoal. Aqui a primeira pessoa, tanto singular como do plural, não são proibidas nos textos.

Boa leitura!

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon